FANDOM

Charn era um mundo que podia ser acessado pelo Bosque entre Mundos, portanto um mundo paralelo ao de Nárnia. É a origem da Feiticeira Branca, Jadis. Digory e Polly chegam a este mundo através de um dos lagos do Bosque entre Mundos , onde chegaram usando os anéis mágicos do Tio André. Lá acabam por libertar Jadis tocando um sino e em seguida acabam por levá-la até o nosso mundo conforme narrado em O Sobrinho do Mago.

Este mundo é descrito como frio, sem vida, onde tudo se encontra seco e morto. O sol deste mundo é descrito como grande e vermelho comparado ao nosso sol que é quente, menor e amarelo. Esta informação desperta o interesse de Jadis em nosso mundo que segundo ela deveria ser mais jovem por ter este sol. Esta é uma alusão direta a classificação de estrelas de acordo com sua cor que nos leva a inferir sua idade. De fato as estrelas ditas gigantes vermelhas são mais frias, maiores e mais velhas, enquanto nosso Sol é mais jovem.

Jadis relata que Charn está sem vida pois em tempos passados ela estava em guerra pelo trono com sua irmã. Como estava com o seu exército derrotado ela pronuncia a Palavra Execrável que mata todos os seres vivos exceto quem a pronunciou. Jadis desde então estava sob o efeito de um encantamento próprio para que ela ficasse imóvel até que alguém a viesse libertar.

Royalcharn

Embora Lewis nunca tenha admitido, pode ser traçado um paralelo entre a Palavra Execrável   e as armas nucelares. Em O Sobrinho do Mago, Aslam  dá um alerta para Digory e Polly que pode ser entendido como o pensamento de Lewis sobre as armas de destruição em massa e o perigo que elas representam para nós. Como Digory e Polly são da era vitoriana o evento é dito por Aslam como algo que acontecerá no futuro. Esta é a citação:

Não é impossível que um homem perverso de sua raça descubra um segredo tão pavoroso quanto o da Palavra Execrável, use este segredo para destruir todas as coisas vivas. Breve, muito em breve, antes que envelheçam, grandes nações em seu mundo serão governadas por tiranos parecidos com a imperatriz Jadis: indiferentes à alegria, à justiça e ao perdão. Avisem seu mundo deste grande perigo.

Aslam no final mostra a Digory e Polly que Charn foi destruída depois que saíram de lá de modo que o lago que ligava o Bosque a este mundo secou. Assim Charn desapareceu.

Também no FANDOM

Wiki aleatória